segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Uma Escolha Auspiciosa..


Há algum tempo planejamos visitar o Museu Catavento, explorar todo o universo que lá contém e as inúmeras informações que dominam aquele espaço. Oportunidade de conhecer as instalações interativas, as atividades recreativas, as exposições e muito mais. Indico o “Museu Catavento” para a construção da sua, da nossa “Cidade Educadora” e para todos.
Não esqueça de parar, olhar ao redor e apreciar um prédio de uma construção magnífica , sua estrutura metálica importada e seus elementos decorativos e tudo o mais que lá é proposto!
Após a leitura do texto “Viver em Uma Cidade Educadora” e como podemos transformar um espaço e fazer deste local uma verdadeira transformação com os alunos. Ter o aluno como foco central, criar projetos inovadores, despertar o interesse, construir uma educação de verdade e transformar a realidade .
Segundo Gadotti , “Oferecer educação formal para todas as crianças e transformar a cidade em uma grande escola” .
São locais abertos ou fechados que favorecem aprendizagens diversas e o professor como parte integrante desta construção e multiplicador deste materiais. Um passeio com os alunos ou familiares gerando conhecimentos, interação, prazer, diálogo e a oportunidade da comparação pratica e teoria.
A carta das Cidades Educadoras encoraja para que todos os profissionais busquem melhorar e contribuir na formação do cidadão e que a escola faça parte deste contexto, explorando caminhos para que a nossa cidade favoreça a liberdade, a diversidade e conhecimento de outras culturas.
A escola tem um papel importante em inovar as suas prática e buscar novos conhecimento, explorando a tecnologia promovendo educação na diversidade para todos sem distinção ou discriminação. E com certeza temos espaços espetaculares e riquíssimos para que sejam explorados pelos alunos.
Segundo a carta das Cidades Educadoras:
“A cidade estimulará as associações, com a finalidade de formar os jovens para que tomem decisões, canalizar atuações a serviço de sua comunidade e obter e difundir informações, materiais e idéias para promover seu desenvolvimento social, moral e cultural.”

Impossível não aproveitar estes espaços na educação. É possível criar e articular situações coletivamente com pessoas e professores compromissados,explorar com os alunos, discutir sobre o que local e tudo ao seu redor com a participação ativa de todos os envolvidos.
Amei o projeto das ”Cidades Educadoras “ e tudo que li sobre o assunto, seremos mais felizes sendo participantes ativo e compromissados na construção de uma educação de qualidade.
“Uma das tarefas mais importantes da prática educativa – crítica é propiciar as condições em que os educandos em suas relações uns com os outros e todos com o professor ou a professora, ensaiam a experiência profunda de assumir-se. Assumir-se como ser social e histórico, pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos, capaz de ter raiva porque capaz de amar”. ( FREIRE, 2000, P.56.)

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo, 2001.
Cidade Educadora: Princípios e Experiência, Moacir Gadotti, Paulo Roberto Padilha e Alicia Cabezudo, 159 pags., Ed. Cortez, tel. (3611-9696).
http://aprendiz.uol.com.br/content/shosloswep.mmp - 07 de setembro de 2009, 14.00 horas
http://www.unisantos.br/acontece/images/pdf_1210-3.pdf - 06 de setembro de 2009, 16.00 horas.

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