quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Riquezas de informações relacionadas com a Educação Infantil

Educação Infantil
...”existe um consenso sobre a necessidade de que a Educação para a criança pequena, segundo os RECNEIs deve promover: “integração entre os aspectos, físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais da criança, considerando que este é um ser completo e indivisível”. (p.6)
“Os Referenciais ressaltam que educar significa “propiciar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagens orientadas de uma forma integrada, que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. O cuidar de uma criança no contexto no contexto educativo está integrado a vários campos do conhecimento, ajudando o outro a desenvolver suas capacidades”( Vol.1, p.23).
Zabalza (2003), considera evidente que cuidar de crianças é bem diferente de educá-las, pois para este autor os cuidados são indefinidos e abertos, já a orientação educativa é mais comprometida e concretiza-se no currículo que tem como especificidade os âmbitos a serem trabalhados, as orientações metodológicas, os sistemas de observação.” (p.7).
CRIAR Revista de Educação Infantil. Ano 3, nº 16.Julho/Agosto/07
ZABALZA,M.A. Cuidado versus educação: O dilema institucional das escolas infantis. Revista Pátio Educação Infantil, POA, ano 1, n.1, p.13-15 abril/julho.

domingo, 14 de agosto de 2011