sexta-feira, 28 de agosto de 2009

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Catavento Cultural








Situado na no Palácio das Indústrias no Parque Dom Pedro II(antiga sede da Prefeitura) ao lado da estação do metrô Parque Dom Pedro, no centro da cidade de São Paulo entre a Av. do Estado e a Av. Mercúrio, em frente à Casa das Retortas. Desenvolvido com o apoio do governo, funcionamento das 9.00 às 17.00 horas com inúmeros materiais que podem ser analisados, apreciados, tocados e fotografados. Espaço cultural e educacional com 4 seções, em 4000m²: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. As visitas podem ser agendadas , monitoradas para escolas públicas, particulares , para o público em geral principalmente para o público infantil e outros interessados em aprender sobre o mundo das ciências.
O Catavento participa do Programa da FDE, proporciona ônibus para as escolas públicas estaduais do Estado de São Paulo - distância máxima 80km (ida e volta). Contendo sala para os pequeninos com atividades educativas educacionais.
Charles Darwin, o pai da Teoria da Evolução, ( percebeu a relação entre os fosséis e as espécies viventes), cuja inauguração dia 23 no auditório com a Palestra BBC e o BICENTENÁRIO DE DARWIN, por Jana Bennett, executiva da BBC e que já foi diretora do Departamento de Programas Científicos falando sobre Darwin e a Teoria da Evolução.
Comemorando o Ano Internacional da França no Brasil e ao Ano Internacional da Astronomia, o Catavento apresentará de 21 de julho a 02 de agosto a exposição do universo, com 15 painéis e 15 instalações interativas que podem ser para exploradas. Recebeu no dia 29 de maio de 2009, o prêmio de melhor projeto de divulgação e popularização de ciência e tecnologia da América Latina e Caribe, no projeto nanoaventura.

Muita informação. Um dia não é suficiente para que tudo seja apreciado.
Oportunidade de ver de perto o Telescópio ( o Soar ), registros astronômicos, asteróides, meteoritos, cometas, fragmentos de meteoritos, cartografia, os planetas, o homem a lua e sua pegada, estrelas, planetas, nosso sistema solar e as fases da pré-história até a nossa contemporaneidade. A sala de jogos e o totem fotográfico, cuja fotografia fica no site por cinco dias, podendo ser retirado no local. O Catavento é um espaço cultural e educacional para viver bons momentos de conhecimento sobre a ciência, os problemas sociais, os animais terrestre e marítimos . Olhar o céu, o sol as estrelas e nosso planeta Terra.
Todos os momentos podem ser registrados livremente, a máquina pode ser usada sem restrições. Uma oportunidade de apreciar a estrutura metálica do prédio e outros elementos decorativos.